logo

ToPAS Sul 2019 – Concurso de Programação

logo2

O TOPAS é um concurso de programação para estudantes do ensino secundário.

http://deei.fct.ualg.pt/TOPAS/2019/index.html

Tem sido organizado desde há alguns anos pelo Departamento de Ciências de Computadores da Universidade do Porto, e nós, Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Universidade do Algarve, associámo-nos a esse evento desde 2009, usando a designação TOPAS Sul. A adesão das escolas da nossa região tem vindo a aumentar e o feedback dos participantes tem sido muito favorável. Mais recentemente, a Universidade Nova de Lisboa também se associou, organizando o ToPAS-Lx.

Começamos agora a preparação da edição deste ano do nosso ToPAS-Sul 2019, em colaboração com os nossos colegas do Porto e de Lisboa, esperando sempre atingir mais escolas e conseguir mais concorrentes do que nos anos anteriores

Este ano o ToPAS é mais cedo do que o costume: está marcado para o dia 3 de abril, uma quarta-feira. Esta antecipação tem a ver com a realização no Porto das finais mundiais do ICPC — International Collegiate Programming Contest,  http://www.porto.pt/noticias/porto-vai-transformar-se-em-2019-na-capital-mundial-da-programacao-informatica. Os nossos colegas da Universidade do Porto optaram por inserir o ToPAS no conjunto de atividades periféricas das finais mundiais, dando-lhe assim mais visibilidade e impacto.

Os objetivos do ToPAS são múltiplos: por um lado, suscitar o interesse pela disciplina da programação de computadores, incentivar o gosto pela programação em grupo e em modo de competição, ajudar na aquisição de competências para a resolução de problemas, desenvolver o brio dos estudantes concorrentes na defesa das “cores” da sua escola, identificar estudantes com potencial para concorrer nas olimpíadas de informática, http://www.dcc.fc.up.pt/oni/, criar um ponto de encontro entre os estudantes com gosto pela programação e também dos seus professores, apoiar os professores no seu esforço de encontrar fatores de estímulo para as aulas de programação e prestigiar os vencedores do concurso e a sua escola. Por outro lado, e mais prosaicamente, mostrarmos aos alunos do ensino secundário um pouco do ambiente universitário, uma vez que o concurso ocorre nas instalações na Universidade do Algarve e na sua organização colaboram professores da universidade e alunos dos cursos de engenharia informática. É claro que com tudo isto também esperamos conquistar a simpatia dos estudantes e, quem sabe, mesmo a sua preferência numa futura escolha de curso superior.

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter