logo_seiva2018

Iniciativas de Educação e Voluntariado Ambiental

APA Promove a Semana de Educação e Iniciativas de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA)

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I.P. (ARH), promove, pela segunda vez, entre 26 de setembro e 3 de outubro, a Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA). 

Nesta semana, no âmbito do projeto Voluntariado Ambiental para a Água, promovida em parceria com várias entidades regionais e nacionais, decorrem diversas iniciativas em vários concelhos do distrito de Faro: seminários, ações de formação, workshops, Acampamento, atividades de voluntariado ambiental, visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental, exibição de filmes e exposições sobre temáticas ambientais.

Destes eventos salienta-se a Sessão de Apresentação Pública do projeto Life Volunteer Escapes – Volunteer with the European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense (LIFE17 ESC/PT/003) realizado no dia 26 de setembro, na Universidade do Algarve.

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, será promovido ainda, no dia 1 de outubro, pelas 14.30h, um seminário subordinado ao tema Ciência Cidadã e Voluntariado, que integrará uma Cerimónia de Entrega de Certificados de Mérito Voluntariado Ambiental para a Água 2018. 

Esta cerimónia tem em vista a distinção de pessoas e entidades pelo seu empenho e trabalho de excelência desenvolvido, no último ano, em atividades de educação e voluntariado ambiental, de entre os vários parceiros envolvidos: Escolas Ensino Básico e Secundário, Universidade do Algarve, Centros de Ciência Viva, Associações, entre outros. Será reconhecido a alguns o seu papel decisivo na operacionalização deste projeto, na qualidade de Embaixadores do Voluntariado Ambiental para a Água.

A SEIVA, tem como destinatários principais as comunidades escolares,  em particular os docentes do ensino básico e secundário, técnicos da administração pública regional e local, empresas, organizações não-governamentais de ambiente e associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, entre outros.

Com esta iniciativa pretende mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

Informação sobre estes seminários e outros eventos da SEIVA encontra-se disponível no site do Voluntariado Ambiental para a Água e sites dos referidos parceiros institucionais, para além das seguintes redes sociais:

https://www.facebook.com/voluntariadoambientalalgarve/

https://www.facebook.com/seiva.algarve/

Seiva18_Poster_web

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter