(Re)viver no meu bairro, o trabalhar em rede para incluir

20210209_115531
I – IDEIA “Ideia é pensar e fazer”
(Rafael – 7 anos)

Q – QUERER “Querer, é quando se quer muito uma coisa e até se sonha com ela”
(Daniel – 5 anos)

O projeto de intervenção social e comunitária “(Re) viver no meu bairro” iniciou-se em outubro de 2018, em Portimão, no âmbito dos contratos locais de segurança, dentro da tipologia MAI Bairro, com o intuito de responder às problemáticas identificadas de exclusão nos dois bairros sociais Cardosas e Cruz da Parteira. No presente ano de 2021, sofreu alterações ao nível de recursos humanos e o desenvolvimento de ações no terreno foi reajustado (considerando o contexto pandémico), sendo atualmente efetuado pela autarquia em parceria com a associação dos Bombeiros Voluntários.
Um dos fatores a valorizar, e que espelha a rede de trabalho em parceria efetiva, foi a articulação direta com as escolas em que as crianças e jovens se integram, o que facilitou a troca de informações fundamentais, entre quem estava no terreno e quem estava no ambiente escolar. Esta articulação permitiu, além de verificar diariamente as faltas de assiduidade dos alunos, dar apoio escolar específico, entregar remessas de trabalhos escolares em formato de papel, diretamente às famílias sem equipamento informático e meios digitais, de modo a que a escola a distância fosse possível. Um outro fator de louvar é o de, através da capacitação TIC, dar ferramentas a estes jovens para poder crescer em igualdade de oportunidades. Um trabalho final que é o “dicionário das nossas crianças”, produto da utilização da ferramenta CANVAS que resultou de um desafio para construir um dicionário baseado na visão das crianças e jovens.
As ações envolveram não só as crianças e jovens, como os moradores idosos isolados, principalmente porque a disseminação do vírus, permitiu identificar situações frágeis, cujo apoio familiar era insuficiente e a situação vivenciada no âmbito do Covid-19 agravou esta insuficiência. Este trabalho, que não estava no plano de ação, foi inteligentemente implementado, permitindo que o sentimento de abandono não vingasse nos idosos, permitindo que 2020 fique também marcado por conquistas felizes!

FOTOS_revivermeubairro

Dicionário Crianças e Jovens

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter