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Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2018

No passado dia 15 de novembro, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação entregou os prémios Boas Práticas 2018, numa cerimónia na Casa das Histórias Paula Rego em Cascais.

O projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”  recebeu o prémio Boas Práticas 2018 Ensino Escolar entregue pela Diretora da Agência Joana Mira Godinho

Com a duração de dois anos e o apoio do programa europeu ERASMUS+, o projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”, coordenado pela Cooperativa ECOS, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Pinheiro e Rosa e com outras escolas e organizações da sociedade civil da Eslovénia e da Polónia, teve como principal objetivo a promoção da cidadania ativa dos e das jovens, assim como de toda a comunidade escolar. A ferramenta Escala de Referência para a Escolas de Cidadania Participativa resultou do trabalho colaborativo de 38 estudantes, professores, profissionais da sociedade civil, especialistas em educação e outras entidades da comunidade envolvente tais como a DGEstE – DSR Algarve,  a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, a associação New Loops, a Associação Civis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, entre outros. Apresenta-se sob a forma de um teste de participação que pode ser realizado em qualquer escola ou agrupamento de escolas que pretenda conhecer o nível de participação de estudantes, pais, professores e outros profissionais nas várias dimensões da vida da escola.

Numa altura em que o sistema de ensino em Portugal procura embutir a cidadania na própria cultura de escolar, nomeadamente através da aprovação da Estratégia de Educação para a Cidadania em setembro de 2017, esta ferramenta pode assumir-se como uma solução para escolas e agrupamentos que são responsáveis “pela monitorização e avaliação da sua Estratégia de Educação para a Cidadania, definindo a metodologia a aplicar e os indicadores de impacto nomeadamente na cultura escolar, na governança escolar, na relação com a comunidade”.

A ferramenta divide o universo escolar em quatro dimensões e leva em conta os quatro principais atores escolares. Convida a comunidade escolar a classificar o nível de participação de cada ator em cada uma das 4 dimensões e a resumi-las para descobrir o nível de participação da escola!

Este projeto já tinha sido destacado pela Plataforma Europeia de Educação Escolar School Education Gateway, num artigo traduzido para 24 línguas, a Escala de Referência para a Escolas de Cidadania Participativa, uma ferramenta para avaliar o nível de participação dos atores escolares na aprendizagem, governança e relação da escola com a comunidade, produzida no Algarve, no âmbito do projeto Europeu “Network of Democratic Citizenship Schools”.

Também o projeto Alternativas – Experiências locais para uma transformação global da Fundação  Gonçalo da Silveira inclui esta iniciativa no seu mapeamento de Iniciativas Locais de Mudança que selecionou projetos que pretendem promover a mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável e disseminar alternativas para a transformação social na perspetiva da cidadania global.

Mais informações sobre a Network of Democratic Citizenship Schools poderão ser obtidas através no website www.democraticschools.ecos.pt

ECOS

 

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