logo_Parlamento

Parlamento dos Jovens 2017 / 2018

Parlamento dos Jovens 2017/2018 – Sessão Distrital do Círculo Eleitoral de Faro (Básico)

Realizou-se no dia 5 de março de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, a Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens 2017/2018- Básico” do Círculo Eleitoral de Faro, que contou com a presença do Sr. Deputado Cristóvão Norte.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das Escolas do Ensino Público, Privado e Cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Parlamento dos Jovens procura incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro, individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Este programa teve início nas escolas, onde foram elaboradas listas e os programas eleitorais, tendo em conta o tema escolhido para este ano: Igualdade de Género. Um debate para tod@s!

igualdade genero PJ Os participantes apresentaram-se a sufrágio, defenderam as suas ideias e foram eleitos para a Sessão Escolar. Debateram cada uma das medidas apresentadas em todas as listas. Votaram nas suas preferências, e daí resultou que cada escola apresentou nesta sessão distrital o seu Projeto de Recomendação.

Participaram nesta Sessão Distrital 44 jovens “deputados” eleitos, representantes das seguintes escolas: Colégio Bernardette Jesus Romeira – Olhão, Colégio Nª Sr.ª do Alto – Faro, Colégio Internacional de Vilamoura, EB D. Afonso III – Faro, EB D. Dinis – Quarteira, EB Dr. Joaquim Magalhães – Faro, EB João da Rosa – Olhão, EB José Carlos da Maia – Olhão, EB Prof. João Cónim – Lagoa, EB Rio Arade – Lagoa, Nobel International School Algarve – Lagoa.

Nesta Sessão Distrital foi aprovado o Projeto de Recomendação, do Círculo Eleitoral de Faro, e eleitos os jovens “deputados” das Escolas EB Dr. Joaquim Magalhães – Faro e Colégio Bernardette Jesus Romeira – Olhão, que representarão o Distrito na Sessão Nacional do Parlamento do Jovens – 2017/2018, na Assembleia da República, nos dias 16 e 17 de abril de 2018.

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter