escola profissional alte

Loja Pedagógica

Um sonho tornado realidade                   

Em pleno centro da região Algarvia, entre a serra e o barrocal, mais propriamente na aldeia de Alte, concelho de Loulé, nasceu a Loja Pedagógica da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

A diretora pedagógica desta escola profissional, Dra. Tânia Sacramento Teixeira, deixa uma breve nota sobre a importância do projeto concretizado.

“No passado dia 12 de junho foi inaugurada a Loja Pedagógica da Escola Profissional Cândido Guerreiro, na presença do Senhor Presidente da Câmara bem como de diversos elementos do executivo camarário.
Este projeto já vinha sendo idealizado há vários anos. O primeiro objetivo prendia-se com a rentabilização de um espaço onde a escola funcionou durante vários anos, e que se encontra no centro da aldeia de Alte. Por outro lado, este é o espaço ideal para que os alunos, maioritariamente dos cursos de Comércio, Turismo e Indústrias Alimentares, possam dar forma aos conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula. O mesmo é dizer, realizar práticas simuladas em contexto real.
E foi isto que conseguimos: uma loja onde os artesãos locais podem colocar os seus produtos para venda e onde os alunos do curso de Indústrias Alimentares também expõem os seus produtos inovadores – compotas, licores, bombons de medronho e outras iguarias -elaborados a partir dos recursos da região (alfarroba, laranja, amêndoa, figo). As vendas estão a cargo dos alunos do curso de Comércio e o funcionamento da loja estará condicionado a períodos específicos.
No espaço contíguo à loja, foi instalada a receção do EPCG Boutique Hotel, onde os alunos do curso de Turismo podem simular todas as atividades inerentes ao contexto de receção de hotel, incluindo a realização de reservas no software específico.
Este “laboratório” será particularmente importante na implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), uma vez que permitirá e dará suporte a um conjunto de atividades que respondem aos princípios inerentes ao PAFC.
De salientar o apoio inestimável da Junta de Freguesia de Alte na concretização deste projeto que assim se tornou obra feita.
E como queremos voar mais alto, cremos que este espaço pode ter outras valências. A primeira é a de permitir que os turistas que visitam Alte possam aqui obter informações sobre percursos pedestres, alguns dos quais concebidos pela escola e que dão a conhecer aos amantes da natureza, cenários e sensações únicas. A segunda é a instalação de uma Incubadora de Projetos Empreendedores, como os projetos de final de curso (PAP) dos atuais alunos como de ex-alunos que acalentam a vontade de dar corpo a bons projetos com potencial para serem implementados. Claro que estes projetos não serão possíveis de realizar sem o apoio de outras entidades, entre elas a Câmara Municipal de Loulé, que nos tem ajudado a dar os primeiros passos na instalação da Incubadora.
Este sonho tornado real numa escola localizada num território de baixa densidade – e, portanto, com um conjunto de dificuldades inerentes – integra um projeto maior, de ligação da escola à comunidade, que visa contribuir para o desenvolvimento do interior algarvio, em particular da bela aldeia de Alte.”

1_Rececao_EPCG 2_Inauguracao (2)
 3_Inauguracao (1)  4_Rececao (1)
5_Alunos _preparativos 6_Rececao (2)

 

 

 

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter