IMG_20190423_124319 v2

Ensino PEBI na EB1/JI de Porches

Vive-se, na Escola Básica de 1º ciclo e Jardim-de-infância de Porches, um ambiente escolar diferente, fruto da participação no Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI). O Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, entrou para o programa no ano letivo de 2017/2018, através de uma bem-sucedida candidatura para o programa, ao nível do pré-escolar e 1º CEB. Durante a visita de acompanhamento realizada no passado dia 23 de abril foi salutar observar o espírito motivador de alunos, educadora e professoras no aprender em duas línguas.

IMG_20190423_120557O PEBI foi criado a partir de 2016/2017 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e o British Council Portugal, com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). Esta parceria teve como finalidade criar um enquadramento nacional para a oferta de aprendizagem/ensino bilingue e de Content and Language Integrated Learning (CLIL – aprendizagem integrada de conteúdos e língua) no sistema educativo português, com base na experiência de coordenação e monitorização do projeto-piloto anterior e dos resultados favoráveis da avaliação externa desse projeto.

É a oferta pública deste programa que a torna inovadora e única no Algarve ao pretender sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, com caráter lúdico e informal, tendo em conta os interesses, as preferências e as propostas das crianças e o desenvolvimento gradual da proficiência comunicativa dos alunos da escolaridade obrigatória em língua inglesa, de forma integrada com os conteúdos curriculares, através de uma educação inclusiva e intercultural. E é esta a realidade da vida escolar da EB1 de Porches em Lagoa.

O sucesso desta experiência é, para além da motivação de alunos, também observável, ao nível interno, na promoção da formação, não só na frequência das ações de formação promovidas pela DGE e British Council, como também no trabalho de jobshadowing, através de bem-sucedida candidatura Erasmus +. Foram formados 2 grupos de docentes e educadoras, que participaram, em momentos diferentes, numa experiência de uma semana com uma escola do País de Gales, uma experiência a repetir. Também estão a desenvolver um intercâmbio com o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (Fundão) integrado na rede PEBI.

Um último indicador da positividade deste programa, é, segundo o diretor do Agrupamento, a procura. Encarregados de Educação estão a procurar saber mais sobre a realidade de uma única escola pública do Algarve que oferece o bilinguismo de “forma gratuita”. A escola de Porches registava um número decrescente de alunos, com a constituição de turmas mistas, o que atualmente já não se verifica. As turmas de 1º e 2º anos de escolaridade, que fazem parte do programa, são puras.

IMG_20190423_095548

IMG_20190423_095456

IMG_20190423_103610

IMG_20190423_124319

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter