mini_ENPAR

Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania

Loulé em Festa – X ENPAR suplanta expectativas

Realizou-se nos passados dias 5, 6 e 7 de junho, a décima edição do ENPAR – Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania, iniciativa promovida pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da sua Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE-DSRAL), em parceria com o Município de Loulé e o Centro de Formação de Associação de Escolas do Litoral à Serra.

Embora o calor primaveril tenha estado ausente, não faltou calor humano nos três dias em que decorreu o ENPAR. Este foi o quarto ano que a cidade de Loulé acolheu o evento, sendo o sucesso desta edição também devido à aposta num novo espaço, o Parque Municipal.

Para participar, vieram das diferentes escolas e agrupamentos de escolas do Algarve alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, e também o Baixo Alentejo quis marcar presença, através da representação do Agrupamento de Escolas de Saboia, todos trazendo para partilha trabalho de grande qualidade.

Quais passarinhos em bando e alegre chilreada, assim chegavam pela manhã os grupos de crianças, alunos dos vários níveis e ciclos de ensino e, com grande azáfama, lançavam-se ao trabalho. Não há palavras suficientes para descrever um sem número de atividades que foram desenvolvidas no certame, que contemplaram desde o canto, a música, a ginástica, a culinária, a jardinagem e o artesanato. Das “Bonequinhas da preocupação” às “Marias Pirosas”, que já estão em Lisboa à espera de embarcar para África e colocar sorrisos nos rostos de algumas crianças, indo “Pé ante Pé”… junto de um pescador ouvi-lo contar as suas histórias de encantar, passar pela barraquinha da restauração e provar um dos muitos acepipes com que algumas escolas brindaram os participantes, integrar o coro do grupo alentejano cantando “O Meu Montinho”, atrever-se a imitar Zeca Afonso numa rapsódia alusiva ao 25 de Abril, assistir a uma dança intergeracional,… poder-se -á dizer que, nestes dias, passar pelo parque foi “Um dia em cheio” (título de um texto coletivo produzido no âmbito do projeto “Ajudaris”).

Assim se viveu mais um ENPAR cujos “atores principais” foram os alunos e onde a palavra de ordem foi a cidadania, apresentada de forma multifacetada e experienciada por todos. Esta edição, como as anteriores, já deixou no espírito dos participantes a vontade de fazer mais e melhor. Da parte da DGEstE-DSRAL o nosso muito obrigada a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Para saber mais consulte aqui

 

DSC00576 (1) noticia8
DSC00645 noticia (002)
noticia3 (002) noticia5
noticia9 noticia11

noticia10

 

 

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter