MAA-AMCLogo

Aluno de Faro recebe menção honrosa

Portugal conquistou uma medalha de prata e cinco menções honrosas, uma delas atribuída a um aluno de Faro, na 1.ª edição da Cyberspace Mathematical Competition (CMC), que decorreu, exclusivamente online, nos dias 13 e 14 de julho.

Eduardo Guerreiro, aluno do 10.º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, conquistou uma menção honrosa, por conseguir ter um dos problemas inteiramente certo.

A nova competição, que surgiu da parceria entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS), contou com 555 participantes de 75 países.

O CMC é um concurso internacional de alto nível para estudantes do ensino secundário, com equipas de até 8 pessoas de cada país participante. O concurso consiste na resolução de quatro problemas por dia. Em cada dia os estudantes dispõem de 5 horas para resolver a prova.

O português Tiago Marques, aluno do 10.º ano no Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia, conseguiu a medalha de prata e ficou apenas a um ponto da medalha de ouro.

A missão do CMC é proporcionar “uma oportunidade divertida” para os melhores jovens estudantes de matemática do mundo se envolverem com problemas desafiantes e conhecerem – pelo menos, virtualmente – colegas de outros países. O AoPS concebeu uma plataforma específica para o concurso, bem como fóruns de socialização e outras atividades matemáticas.

alunos-cyberspace-mathematical-competition

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter