logo

Exposição “Cidadania e Ambiente – Boas Práticas nas Escolas”

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, promove, pela terceira vez, de 25 de setembro a 4 de outubro, a Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”.

Com esta iniciativa pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, de forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

A SEIVA 2019 integra diversas iniciativas, promovidas em parceria com várias entidades regionais e nacionais, e decorrerá nos 16 concelhos da região, durante 10 dias, numa alusão aos 10 anos de existência do projeto.

Durante este período estão previstos:

  • 11 Seminários/ações de formação/workshops;
  • 1 Acampamento de Voluntariado Ambiental para a Água (3 dias);
  • 19 Atividades de voluntariado ambiental;
  • 24 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental;
  • 1 Sessão de CURTAS;
  • 3 Exposições sobre temáticas ambientais.

Destes eventos salienta-se:

  • No dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, a realização de dois seminários em Olhão, promovidos pela APA-ARH Algarve, subordinados ao tema “Ciência Cidadã e Voluntariado”. Durante a manhã, dedicada aos mais jovens, serão apresentadas Boas Práticas e no seminário da tarde, dedicado aos agentes de educação para a sustentabilidade, serão apresentadas comunicações da UALG e da CCDR Algarve sobre Comunidades e Cidades Sustentáveis. Estes seminários culminarão com a Cerimónia de Entrega de Certificados de Mérito “Voluntariado Ambiental para a Água 2019”.
  • No dia 4 de outubro, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a inauguração da exposição  “Cidadania e Ambiente – Comunidades Sustentáveis – Mostra de Boas Práticas nas Escolas” que decorrerá entre os dias 4 e 18 de outubro, numa parceria entre a APA – ARH do Algarve, o IPDJ e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares- Direção de Serviços da Região Algarve.

Clique aqui para obter o programa.

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter