Estereótipos de género nas áreas STEAM

Logo_E-Steam

Convite – Sessão online “Estereótipos de género nas áreas STEAM: poderão estar a condicionar as escolhas futuras dos/das alunos/alunas?”

Caro decisor/diretor
Caro educador/professor
Caro investigador

O projeto Erasmus+ E-STEAM: Equality in Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics (http://e-steamerasmusproject.com/) tem como objetivo identificar “estereótipos de género” associados às competências dos rapazes/raparigas nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), aproximar essas áreas profissionais dos/as alunos/nas e entender as consequências que esses estereótipos poderão ter nas escolhas, opções e percursos escolares dos alunos.

O programa de formação E-STEAM, desenvolvido no âmbito do referido projeto, foi criado para os professores identificarem estereótipos que podem condicionar negativamente os percursos dos alunos e um conjunto de atividades para trabalharem a igualdade de género nas áreas STEAM, no sentido de promover nos alunos/alunas confiança nas suas escolhas, que não podem e não devem estar dependentes de questões de género.
Esta sessão pretende dar a conhecer o projeto e os vários produtos criados e convidar os educadores e professores a participarem no Programa de formação E-STEAM online e gratuito, na plataforma Athena, onde poderão ter acesso a orientações e explorações didáticas e a um conjunto vasto de atividades para desenvolver com alunos do 1.º ciclo ao ensino universitário.

Data: 6 de janeiro de 2020
Hora: 17h00
Inscrição e participação gratuita.
Público-alvo: Decisores políticos/governamentais, Diretores de Escolas e Centros de formação, Professores do 1.º ciclo ao universitário, Investigadores e outros.
Áreas curriculares: Todas com especial atenção para as STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
Transmissão: Google meet
Confere Certificado de participação na sessão
Organização: Agrupamento de Escolas de Silves
Oradores: Professores Nuno Garção e Ana Bio (equipa coordenadora do projeto ERASMUS+ 2018-1-PT01-KA201-047422)
Programa da sessão:
1. Projeto E-STEAM
2. Estereótipos de género E-STEAM e contra-esteriótipo identificados no projeto
3. Programa de tutoria de 6 meses E-STEAM: apresentação e testemunhos.
4. Programa de Formação E-STEAM para professores: apresentação TP E-STEAM e do Kit do aluno E-STEAM e apresentação da plataforma online Athena onde estão os materiais para consulta.
5. Utilização guiada das ferramentas digitais E-STEAM e convite para inscrição gratuita na plataforma Athena de acesso aos materiais didáticos produzidos no âmbito do projeto.
Mais informações: direcao@aesilves.pt

Cartaz e Inscrições: 
CARTAZ_E-Steam

 

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter