logo_enpar (002)

Educação e Cidadania em Destaque

Loulé é mais uma vez palco da realização do X ENPAR

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE-DSRAl), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (CML) e o Centro de Formação do Litoral à Serra (CFAE), levará a cabo mais uma edição do Programa ENPAR, através da concretização do X ENPAR – ENCONTRO DE PARTILHAS – Práticas Educativas de Cidadania,  no final do terceiro período, na cidade de Loulé.

Com o objetivo de apostar na valorização de práticas educativas resultantes da identificação, divulgação e disseminação das atividades desenvolvidas nas escolas públicas e privadas, da região, em que a educação para a cidadania é o elo transversal ao currículo, pretende-se proporcionar, a todos os que desejem associar-se às comemorações do décimo aniversário desta iniciativa, um espaço de interação, partilha e reflexão, visando dar a conhecer a importância da participação cívica aliada às praticas educativas de cidadania.

O X ENPAR será o espaço para a troca de experiências, vivências, projetos e ideias em torno de temas abrangentes que são propostos pelo programa ENPAR – Diálogos Intergeracionais, Viver a Escola no Séc. XXI, O Regresso às Origens – Hortas e Dieta Mediterrânica, Banco das Memórias, Jovens Empreendedores e temáticas relacionadas com o ano europeu do Património Cultural e a integração transversal da Cultura para a Paz. É o momento, em que, nos dias do X ENPAR e através da voz ativa de alunos, serão partilhadas exposições, demonstrações, momentos culturais, oficinas, painéis de intervenções e encontros de animação, com aquilo que de melhor se faz nas escolas e entidades socioeducativas. Este programa de trabalho visa a promoção do sucesso educativo e projeta-se na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuindo para a abertura das escolas à comunidade. Gerador de um ambiente de trabalho feliz onde todos os intervenientes se sentem apreciados, através da divulgação e disseminação das suas boas práticas.

A sessão de apresentação da X Edição do Programa ENPAR teve lugar no passado dia 16 de janeiro no auditório da DGEstE-DSRAl, data em que foram celebrados os Acordos de Colaboração estabelecidos entre a DGEstE, o Município de Loulé e o Centro de Formação do Litoral à Serra, ficando assim constituída a parceria que irá promover todas as atividades a desenvolver no âmbito do Programa no ano letivo 2017/2018.

enpar_noticia_1

enpar_noticia

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter