Integrado no Barlavento algarvio, o Concelho de Lagoa tem uma área de cerca de 89 km2 e aproximadamente 23.000 residentes. A sua sede, Lagoa, deve o topónimo às lagoas existentes a leste do atual núcleo urbano e foi-lhe reconhecida autonomia administrativa a 16 de janeiro de 1773, no reinado de D. José.

O seu principal fator de desenvolvimento é, hoje, o turismo com uma média anual de 1 milhão e duzentas mil dormidas.

São vários fatores que contribuem para o reconhecimento de Lagoa enquanto destino turístico de qualidade, nomeadamente a oferta diversificada, a beleza das suas praias, apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, a gastronomia e os vinhos, os campos de golfe, o património cultural, a correta ocupação do solo em termos de ordenamento do território, e a afabilidade das suas gentes.

Lagoa foi elevada a cidade a 19 de abril de 2001, sendo as atividades desportivas uma das suas fortes apostas.

Para isso são utilizadas as diversas instalações desportivas existentes em todo o Concelho, com destaque para as Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal Jacinto Correia, Estádio Capitão Josino da Costa, Estádio Municipal da Belavista, Campo Municipal de Estômbar, Nave de Ferragudo, Pavilhão Professor Manuel Ferraz na Escola EB 2,3 do Parchal, Pavilhões das Escolas EB 2,3 João Cónim em Estômbar e Jacinto Correia em Lagoa e da Escola Secundária de Lagoa, Centro Náutico na Mexilhoeira da Carregação, vários Polidesportivos e Parque Municipal do Sítio das Fontes. Os resultados desportivos alcançados pelos atletas, clubes e associações do Concelho, em andebol, canoagem, atletismo, futsal, basquetebol, badminton, judo, natação, patinagem de velocidade, entre outras modalidades, têm elevado o nome de Lagoa no panorama desportivo nacional e internacional.

 

LIGAÇÕES ÚTEIS

Câmara Municipal de Lagoa | Turismo em Lagoa | Desporto