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ÍNDICE
1 Apresentação

2 Contactos úteis

3 Programa Geral
3.1 Desporto Escolar Solidário

4 Transportes

5 Modalidades
5.1 Andebol
5.2 Atletismo
5.3 Badminton
5.4 Basquetebol
5.5 Futsal
5.6 Golfe
5.7 Patinagem
5.8 Vela
5.9 Voleibol
5.10 Ténis

6 Informações Relevantes
6.1 Participação
6.2 Recolha de Imagem
6.3 Voluntários
6.4 Acreditação
6.4.1 Acreditação – Substituições
6.5 Alojamento
6.6 Alimentação
6.7 Inscrições
6.8 Casos omissos


 

APRESENTAÇÃO

A Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços da Região do Algarve), sob a égide do Ministério da Educação, apresentam-se numa organização conjunta, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, para realizar os Campeonatos Nacionais Escolares de
Iniciados 2017, de 28 de junho a 1 de julho, nas cidades de Lagoa, Silves e Portimão.

Esta organização contará ainda com as seguintes escolas parceiras: Agrupamento de Escolas de Silves Sul, Agrupamento de Escolas do Rio Arade, Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira.

A Direção de Serviços da Região Algarve, como entidade executora, definiu como parceiros fundamentais estes agrupamentos de escolas que, ao aceitarem o desafio de acolher os participantes de várias modalidades, tornarão possível não só uma dinamização desportiva local, mas também o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudáveis e da formação integral dos indivíduos.

O concelho anfitrião - Lagoa, que assume o papel de coorganizador e os Agrupamentos de Escolas, estão fortemente envolvidos nesta intenção de transformar o evento num acontecimento marcante tanto a nível regional como a nível nacional.

Estarão em competição, os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das 5 Direções de Serviços Regionais, nas modalidades de Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Futsal, Golfe, Patinagem, Ténis, Vela e Voleibol e ainda, a participação da Região Autónoma da Madeira, na modalidade de Badminton.

Será, sem dúvida, um grande momento do Desporto Escolar, numa articulação simultânea de 15 locais de competição, permitindo quadros competitivos de 10 modalidades.

Associado ao programa competitivo haverá, ainda, lugar para os participantes desfrutarem de um programa sociocultural preparado com muitas surpresas.

Será, pois, a Festa do Desporto Escolar.

 

1 - CIDADE
LAGOA

Integrado no Barlavento algarvio, o Concelho de Lagoa tem uma área de cerca de 89 km2 e aproximadamente 23.000 residentes. A sua sede, Lagoa – que deve o topónimo às lagoas existentes a leste do atual núcleo urbano – foi, durante longo tempo, um lugar ilustre do Termo de Silves, tendo-lhe sido reconhecida autonomia administrativa a 16 de janeiro de 1773, no âmbito da reforma operada no reinado de D. José.

O Concelho foi-se consolidando gradualmente, vendo a sua população crescer e prosperando graças ao dinamismo da pesca, vinha e indústria de conservas, nos finais do século XIX e princípios do século XX. O seu principal fator de desenvolvimento é, hoje, o turismo. Lagoa é, atualmente, um dos mais importantes concelhos turísticos do Algarve, ocupando a 4ª posição entre os 16 Concelhos do Algarve, em termos de capacidade de alojamento, com cerca 42 estabelecimentos hoteleiros e 10 mil camas, apresentando uma média anual, em termos de dormidas, na ordem de 1 milhão e duzentos mil.

São vários fatores que contribuem para o reconhecimento de Lagoa enquanto destino turístico de qualidade, nomeadamente a oferta diversificada, a beleza das suas praias, apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, a gastronomia e os vinhos (com uma excelente e diversificada oferta de restaurantes, cerca de duas centenas), os campos de golfe, o património cultural, a correta ocupação do solo em termos de ordenamento do território, e a afabilidade das suas gentes.

A par de uma crescente diversidade de atividades que se desenvolvem na cidade de Lagoa elevada a essa condição a 19 de abril de 2001 e no resto do Concelho, entre as quais as desportivas, uma aposta forte do Executivo Camarário, que se tem empenhado em promovê-las, por sua iniciativa ou em parceria com outros agentes, visando manter em atividade a população, tanto no campo da formação como da competição ou, ainda, da manutenção.

Para isso são utilizadas as diversas instalações desportivas existentes em todo o Concelho, com destaque para as Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal Jacinto Correia, Estádio Capitão Josino da Costa, Estádio Municipal da Belavista, Campo Municipal de Estômbar, Nave de Ferragudo, Pavilhão Professor Manuel Ferraz na Escola EB 2,3 do Parchal, Pavilhões das Escolas EB 2,3 João Cónim em Estômbar e Jacinto Correia em Lagoa e da Escola Secundária de Lagoa, Centro Náutico na Mexilhoeira da Carregação, vários Polidesportivos e Parque Municipal do Sítio das Fontes. Os resultados desportivos alcançados pelos atletas, clubes e associações do Concelho, em andebol, canoagem, atletismo, futsal, basquetebol, badminton, judo, natação, patinagem de velocidade, entre outras modalidades, têm elevado o nome de Lagoa no panorama desportivo nacional e internacional.

Lagoa é, pois, um Concelho a visitar, não só pelas suas belezas naturais, mas também pelas condições que oferece a quem o procura para a prática desportiva.

Município de Lagoa – junho 2017

 

2 – CONTACTOS ÚTEIS
CONTACTOS DOS CUIDADOS DE SAÚDE NAS CIDADES (Morada e Telefone)

LAGOA
Centro de Saúde de Lagoa
R. do Centro de Saúde, 8400-413 Lagoa
Telefone: 282 340 370

Farmácia Cardoso
Largo do Município, 8400-305 Lagoa
Telefone: 282 352 137

PORTIMÃO
Hospital do Barlavento Algarvio
Estrada do Poço Seco, 8500-338
Portimão
Telefone: 282 450 300

Farmácia Moderna de Portimão
Rua Teófilo Braga, 8500-013 Portimão Telefone: 282 424 228

SILVES
Centro de Saúde de Silves
Rua Cruz Portugal, 8300-167 Silves
Telefone: 282 444 628

Farmácia Guerreiro
R. 5 de Outubro 22, 8300 Silves
Telefone: 282 442 404

 

"3 – PROGRAMA GERAL

Dia             Hora                                                     Atividade                                                                        Local

28

 

10:00              Reunião Geral – Chefes Delegação                                                      Centro Congressos Rio Arade

15:00              Chegada  das  Comitivas  (Algarve,  Alentejo  e  Lisboa)    -           Fatacil
acreditação

16:30              Chegada das Comitivas (Centro e Norte) - acreditação                       Fatacil

18:00              Reunião Técnica                                                                                    Fatacil

19:30              Jantar                                                                                                    Fatacil

21:00              Cerimónia de Abertura                                                                         Fatacil

22:30              Ida para aos locais de alojamento

 

29

07:30              Pequeno-Almoço                                                                                   Local de Alojamento

09:00              Competição – Momento 1                                                                    Locais de Competição

12:00              Almoço                                                                                                  Local de Alojamento

14:00              Competição – Momento 2                                                                    Locais de Competição

19:30              Jantar                                                                                                    Local de Alojamento

21:30              Concerto Fatacil                                                                                    Fatacil

23:00              Regresso aos locais de alojamento

 

30

07:30              Pequeno-Almoço                                                                                   Local de Alojamento

09:00              Competições – Momento 3                                                                  Locais Competição

12:00              Almoço                                                                                                  Local de Alojamento

14:00              Competições – Finais                                                                            Locais Competição

17:00              Final de Tarde na Praia                                                                         Praia Ferragudo

20:00              Jantar                                                                                                    Local de Alojamento

21:30              Noite Convívio Discoteca                                                                      Centro de Congressos Rio Arade

23:00              Regresso aos locais de alojamento

 

1

08:30              Pequeno-Almoço                                                                                   Local de Alojamento

10:00              Slide & Splash                                                                                       Slide & Splash

13:30              Almoço                                                                                                  Slide & Splash

15:00              Regresso das Comitivas

 

3.1. DESPORTO ESCOLAR SOLIDÁRIO

O Desporto Escolar é muito mais que competição. Proporciona a todos os participantes uma convivência saudável e espírito de grupo. Tem como missão a promoção de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Este ano começamos a desenvolver esta iniciativa e pretendemos, dar mais um passo neste caminho. Vamos ajudar uma Instituição de Solidariedade Social da cidade anfitriã - Lagoa, através da entrega de bens de primeira necessidade (arroz, massas, enlatados, bolachas…).

O sucesso deste momento depende de todos nós! Por isso, aparece integrado no programa do evento.

Assim, apela-se a todos os participantes (alunos, professores e organização) que tragam um ou mais alimentos (voltamos a referir: arroz, massas, enlatados, bolachas, leite,…, outros) e entreguem ao professor responsável pela comitiva.
Este, durante a acreditação, depositará os alimentos recolhidos no local assinalado como “Desporto Escolar Solidário”.

Na Cerimónia de Abertura, iremos ter um momento em que divulgaremos, na presença do Diretor da Instituição, a quantidade de alimentos recolhidos.

Vamos fazer desta iniciativa um enorme sucesso! Contamos com os vossos contributos!

 

4- TRANSPORTES
– Informação geral

DIAS 28, 29 e 30 de junho e 1 de julho

O transporte dos participantes na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Escolares, é da responsabilidade das Direções de Serviços Regionais da Educação em articulação com as Coordenações Locais do Desporto Escolar e escolas.

Após a chegada à FATACIL, todos os autocarros e respetivos motoristas ficarão à disposição da organização para a execução de serviços de deslocação, entre os locais de alojamento e competição e para os outros eventos previstos no Programa dos Campeonatos Nacionais.

A organização não fornece alojamento aos motoristas.

 

5- MODALIDADES
5.1. Andebol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO Pav. E.B. Jacinto Correia E.B. Jacinto Correia E.B. Jacinto Correia

FEMININO

Pav. Municipal Jacinto Correia

E.B. Jacinto Correia

E.B. Jacinto Correia

 

 

5.2. Atletismo

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal) E.B. Prof. João Cónim E.B. Do Rio Arade

FEMININO

 

 

5.3. Badminton

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

INICIADOS Pav. E.B. Prof. João Cónim E.B do Rio Arade Pav. E.B. Prof. João Cónim

JUVENIS

E.B do Rio Arade E.B do Rio Arade E.B do Rio Arade

 

 

5.4. Basquetebol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO Pav. Municipal de Ferragudo E.B. Jacinto Correia E.B. Jacinto Correia

FEMININO

Pav. AE da Bemposta

 

 

5.5. Futsal

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO

Agrupamento Escolas Padre
António Martins de Oliveira

Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira

Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira

FEMININO

Pavilhão Silves F.C.

 

 

5.6. Golfe

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO Campo de Golfe do Gramacho

E.B. Jacinto Correia

E.B. Jacinto Correia

FEMININO

 

 

5.7. Patinagem

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

Destrezas e
Velocidade

Patinódromo – Nobel
International School

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

Pat. Artística e
Mini -hóque

Pav. Municipal dos Montes
Alvor

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

 

 

5.8. Ténis

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO

Clube de Ténis de Carvoeiro

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

FEMININO

 

 

5.9. Vela

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO

Clube Náutico de Portimão

Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira

Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira

FEMININO

 

 

5.10. Voleibol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

MASCULINO

Pav. E.B. António Costa
Contreiras – Armação de Pêra

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

E.B. Dr. António da Costa Contreiras – Armação de Pêra

FEMININO

 

6- INFORMAÇÕES RELEVANTES
6.1. PARTICIPAÇÃO

Os participantes (alunos e professores) nestes campeonatos obrigam-se a aceitar todas as condições (técnicas e logísticas) disponibilizadas pela organização e a acatar as orientações desta, bem como a estarem presentes em todos os momentos do Programa do evento (competição, alimentação, alojamento, transferes, cerimónias protocolares, programa sociocultural), não podendo ausentar-se, temporária ou definitivamente, sem autorização prévia da comissão organizadora.

No decorrer dos Campeonatos Nacionais Escolares, caso seja necessário que um aluno se ausente, por motivos de força maior, o professor responsável por este, deverá informar a organização e o chefe de delegação sobre a ausência solicitada e pedir ao Encarregado de Educação, ou representante legal, a assinatura de um termo de responsabilidade (minuta disponibilizada nas reuniões técnicas). O aluno que se ausente do evento já não poderá voltar e/ou regressar às atividades do evento e integrar a comitiva. Todos os alunos e professores deverão ser portadores dos respetivos documentos de identificação.
Sobre o transporte coletivo de crianças, chamamos a vossa especial atenção para o disposto na Lei nº 13/2006, de 17 de abril.

6.2. RECOLHA DE IMAGEM

Durante o evento serão recolhidas imagens (fotos e vídeo) e realizadas entrevistas. Os Encarregados de Educação dos alunos participantes que não autorizem a recolha de imagens ou entrevistas, deverão manifestá-lo por escrito, junto da organização (em minuta adequada para o efeito que se encontra no Site do Desporto Escolar).

6.3. VOLUNTÁRIOS

Os Voluntários estão divididos em 3 categorias:

- Voluntários de Apoio às modalidades na instalação desportiva (Voleibol, Basquetebol...)
- Voluntários de Apoio aos Departamentos (Cerimónias, Secretariado...)
- Voluntários GUIAS

A organização tem ao dispor Voluntários Guias por modalidade. Estes Voluntários estão devidamente identificados. Todas estas categorias de voluntários se regem pelas orientações que estão compiladas num “Manual do Voluntário”, que foi elaborado para esta Fase Final Nacional com o intuito de ser uma ferramenta de trabalho que os acompanhe, não só neste evento mas durante todo o seu percurso escolar.

6.4. ACREDITAÇÃO

Só poderão participar no Programa do evento (desportivo e social) os elementos (professores, alunos, voluntários…) acreditados pela organização, devendo, desde o momento da acreditação até ao início da sua viagem de regresso, ser portador do cartão de acreditação sempre bem visível.
A acreditação será realizada de acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 3º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar, na FATACIL, em horário previsto no Programa Geral.
À chegada, as delegações serão encaminhadas para colocarem as bagagens em local adequado e destinado para o efeito, organizado por modalidades.
No local junto às bagagens, os professores responsáveis por cada modalidade/alunos, serão recebidos pelo seu Guia de modalidade.

6.4.1 ACREDITAÇÃO
– Substituições

Quanto à necessidade de substituir alunos (atletas, juízes…), após a data limite das inscrições (21 de junho), essa substituição só será formalizada no momento da acreditação. Nos desportos coletivos a substituição de um atleta só poderá ocorrer quando o aluno/atleta substituto estiver inscrito no Grupo/Equipa até ao dia 15 de março. Nos desportos individuais (no caso dos alunos com apuramento individual), além da premissa anterior, a substituição de um atleta terá que ser validada por escrito pelo Coordenador Regional, até ao dia 27 de junho, às 19h. Qualquer substituição só poderá ser formalizada respeitando o preconizado no nº 2.1 do artigo 1º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar.
Todos os participantes irregularmente inscritos serão impossibilitados de participar na atividade, enquanto elementos da comitiva e de realizarem a respetiva acreditação.

6.5 ALOJAMENTO
– Material Necessário

Todos os participantes serão alojados em escolas, em salas de aula, em regime de acantonamento, pelo que deverão ser portadores de saco-cama, material de higiene pessoal e outros utensílios julgados convenientes.

Para os banhos e higiene pessoal, deverão utilizar, preferencialmente, os balneários dos locais de competição.
Uma vez que estão previstas no programa do evento as atividades: fim de tarde na praia e ida ao parque aquático Slide & Splash, aconselhamos todos os participantes a trazerem: toalha de praia, fato de banho, chapéu e protetor solar.

6.6 ALIMENTAÇÃO
– Regimes Especiais

Todos participantes terão direito às 3 refeições principais, articuladas com os horários e com as características próprias da modalidade, bem como, direito a alguns reforços alimentares considerados importantes pela comissão organizadora. No caso de necessidade de dietas especiais, deverão manifestar essa mesma necessidade até ao dia 23 de junho, para o seguinte endereço de correio eletrónico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., identificando o nome do participante, modalidade, género, tipo de dieta, restrições ou intolerâncias alimentares.

6.7 INSCRIÇÕES
a) Modalidades Coletivas

1. Cada escola apurada procederá à inscrição da sua equipa, indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas através da http://area.dge.mec.pt/cdeescolas (com o Código GEPE e a Password da respetiva Escola). No final da introdução dos dados, estes poderão ser exportados;
2. A CLDE verificará a conformidade dos dados, através da http://area.dge.mec.pt/cdecldes (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE) e poderá exportar todos os dados;
3. A CRDE solicitará à CLDE a inscrição dos árbitros/juízes da DSR. Após os inscrição de todos os participantes, deve validar os dados através da http://area.dge.mec.pt/cdedsrs (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), concluindo o processo e informando a DDE/DGE pelo meio mais expedito.

b) Modalidades Individuais
1. A CLDE deverá proceder à inscrição dos participantes nas modalidades individuais, através da http://area.dge.mec.pt/cdecldes (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas. No final da introdução dos dados, poderá concluir o processo exportando os mesmos;
2. A CRDE deverá proceder à inscrição dos árbitros/juízes da DSR através da

http://area.dge.mec.pt/cdedsrs (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas, e exportando os dados. Para conclusão do processo, deve informar a DDE/DGE pelo meio mais expedito.

6.8. CASOS OMISSOS

Os casos omissos, não considerados neste documento e nos documentos orientadores de cada modalidade, serão analisados pela organização com base no Regulamento Geral de Provas 2013/2017 e no Regulamento Específico de cada modalidade.

A Organização decidirá em conformidade e da sua decisão não cabe recurso.

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Documento Orientador Juvenis

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  ÍNDICE

1.

Apresentação/Cidades

   

Gondomar

   

Maia

   

Matosinhos

2.

Contactos úteis

3.

Programa Geral

4.

Projetos Complementares

   

Basquetebol 3x3

   

Tag Rugby

5.

Transportes

6.

Modalidades

   

Polo de Gondomar

   

6.1.

Canoagem

   

6.2.

Boccia

   

6.3.

Futsal

   

6.4.

Ténis de Mesa

   

Polo da Maia

   

6.5.

Atletismo

   

6.6.

Atividades Rítmicas e Expressivas

   

6.7.

BTT-XCO

   

6.8.

Desportos Gímnicos

   

6.9.

Xadrez

   

Polo de Matosinhos

   

6.10.

Andebol

   

6.11.

Basquetebol

   

6.12.

Natação

   

6.13.

Surf

   

6.14.

Voleibol

7.

Informações Relevantes

   

7.1.

Participação

   

7.2.

Recolha de Imagem

   

7.3.

Voluntários

   

7.4.

Acreditação

     

7.4.1. Acreditação – Substituições

   

7.5.

Alojamento

   

7.6.

Alimentação

   

7.7.

Inscrições

   

7.8.

Desporto Escolar Solidário

   

7.9.

Avaliação e Certificados de Participação

   

7.10.

Casos omissos

 

Reflexão final

 

Apresentação
O presente documento pretende disponibilizar a informação mais relevante, a organização das diversas etapas de trabalho, a previsão e preparação de ações, garantindo a articulação e disseminação de informação de modo a que as atividades propostas nesta fase final dos Campeonatos Nacionais, aconteçam de acordo com o desejado.
Criar condições para que tudo aconteça, é o trabalho da equipa do Desporto Escolar envolvida neste evento que articula a participação dos diferentes atores sob os princípios de processos colaborativos.
O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Este é o ponto de partida para todo o nosso trabalho.
Estamos aqui para vos receber.

Sejam bem-vindos a mais uma fase final dos Campeonatos Nacionais Escolares!


1 - CIDADES
Este ano fomos acolhidos por três grandes cidades: Gondomar, Matosinhos e Maia.

Todos nós conhecemos estes nomes, sabemos onde se localizam estas terras e podemos até adivinhar as suas fronteiras, rios e espaços verdes. Mas de que nos serve toda essa descrição se não nos lembrarmos da sua alma? Na ciência, nas artes e na cultura, cada uma destas cidades encerra pelo menos um nome que merece a nossa atenção especial, que nos lembra da sua enorme importância para o nosso país.

Vamos conhecer a alma destes 3 lugares:

GONDOMAR
Júlio Resende
“A consciência mais aliciada levou-me a verificar que as hesitações de percurso uma vez eliminadas, tornavam mais claro o referido trajecto que, iniciado nos anos 30 cobriam 60 anos nos quais a dominante expressionista respondia necessariamente à minha natureza de homem.
Confesso que na minha mente era consistente o desejo de manter o conjunto íntegro, e isso me bastava. Não entenderam assim o grupo de amigos com quem convivo normalmente, acordando que aquele material poderia constituir um exemplo, entre tantos outros, quiçá mais válidos, haveria de encontrar o modo e o espaço para a sua divulgação. Daí, o surgir o "Lugar do Desenho", daí surgir a Fundação com aquela carga de instituição que sempre esteve arredada dos meus propósitos. Porém se o "Lugar do Desenho" corresponder aos propósitos por que sempre me bati, então tudo bem! Que o Desenho seja entendido no seu mais amplo sentido. Não apenas restrito às Artes-Plásticas mas a todas atitudes criativas do Homem. Não é monopólio de qualquer época nem de qualquer sociedade.
O Desenho é expressão de um consciente que o particulariza”
Júlio Resende – Lugar do Desenho

MAIA
Albino José Moreira
Criança obediente, não tendo aprendido a não ser as primeiras letras, desde cedo começou a ajudar o pai na sua profissão de barbeiro.
A sua «veia artística» revela-se desde logo com desenhos tímidos e sonhadores nos cartuchos de papel da tasca.
O seu gosto pelas artes levou-o a aproximar-se do teatro, e a desempenhar mais uma das suas «profissões», a de cenógrafo, através da qual se tornou conhecido por toda a Terra da Maia. Muitos eram os grupos dramáticos que o disputavam para pintar os cenários de uma peça.
Em 1972 estreou-se num concurso do então SNI, sendo não só premiado, como «adoptado» pela comunidade dos designados pintores naïf. Depois, passa a figura habitual nas exposições da Galeria do Casino Estoril, guindando-se ao primeiro plano dos artistas primitivos modernos.
A enorme importância da sua pintura para a Maia é a evocação fiel dos usos, costumes, tradições, monumentos, pessoas e acontecimentos, que a sua memória fotográfica e as suas cores vivas e dinâmicas verteram para a tela. É, verdadeiramente, um «fotógrafo» da ruralidade maiata.
In cultura maiadigital – estórias e memorias de ilustres maiatos

 

 

MATOSINHOS
Flor Bela Espanca
Amar não é Ser Egoísta

Tenho a certeza que tu és o meu maior amigo, o mais dedicado, o melhor de todos. Como eu o vi hoje bem! Como tu és leal e bom! Tão diferente de todos os outros homens que para te pagar o que no futuro hei-de dever-te, será pequena a minha vida inteira, mesmo que ela seja imensa. Os outros, amando as mulheres, são como os gatos que quando acariciam, é a eles que acariciam. Amar não é ser egoísta, é tantas, tantas vezes o sacrifício de nós próprios! A dedicação de todos os instantes, um interesse sem cálculo, uns cuidados que em pequeninas coisas se revelam e o pensamento constante de fazer a felicidade de quem se ama.
Florbela Espanca, in "Correspondência (1920)"

 

2 – CONTACTOS ÚTEIS

CONTACTOS DOS CUIDADOS DE SAÚDE NAS CIDADES (Morada e Telefone)

GONDOMAR

   

Centro de saúde

Rua Caminho Largo nº 7

Telefone: 224 663 130

Farmácia Cardoso

Largo do Souto

Telefone: 224 830 024

MAIA

   

Centro de saúde

Avenida Luís de Camões nº 290 2º

Telefone: 229 411 221

Farmácia Moreira

Rua S. Romão 572

Telefone: 229 428 033

MATOSINHOS

   

Hospital

Pedro Hispano
Rua Dr. Eduardo Torres

Telefone: 229 391 000

Centro de Saúde

Rua Alfredo Cunha 365

Telefone: 220 914 600

Farmácia da Barranha

Av Calouste Gulbenkian 1535

Telefone: 229 563 185

 

 

3 – PROGRAMA GERAL

18 de maio – 5ª FEIRA – PROJETOS COMPLEMENTARES

FASE FINAL DE BASQUETEBOL 3x3 NAS ESCOLAS (Gondomar)

09:30/11:00h

Acreditação

Pala do Pav. Multiusos de Gondomar

11:00/17:00h

Competição

Parque de estacionamento Multiusos

12:00/14:00h

Levantamento do “Packed Lunch”

Parque das merendas Pav. Multiusos

15:00/16:00h

Levantamento do reforço alimentar

Parque das merendas Pav. Multiusos

17:00h

Cerimónia de entrega de Prémios

Parque de estacionamento Multiusos

ENCONTRO NACIONAL DE TAG RUGBY NAS ESCOLAS (Valbom)

09:30/11:00h

Acreditação

Estádio Municipal de Valbom

11:00/17:00h

Competição

Estádio Municipal de Valbom

12:00/14:00h

Levantamento do “Packed Lunch”

Local de competição

15:00/16:00h

Levantamento do reforço alimentar

Local de competição

17:00h

Cerimónia de entrega de Prémios

Estádio Municipal de Valbom

19 de maio – 6ª FEIRA

09:00h/12:00h

Acreditação

Pala do Pav. Multiusos de Gondomar

10:00h

Reunião de chefes de delegação

Pavilhão Multiusos de Gondomar

11:30h/12:45h

Almoço – “Packed Lunch”

Parque das merendas Pav. Multiusos

13:00h

Reuniões Técnicas

Locais de competição

13:30h

Reuniões Árbitros/Juízes

14:00h

Início das Competições

18:00h

Partida para Cerimónia de Abertura

20:00h

Cerimónia de Abertura

Pavilhão Multiusos de Gondomar

21:15h

Partida para locais de alojamento

Pavilhão Multiusos de Gondomar

21:30h

Refeição e Alojamento

Locais de alojamento

23:00h

Silêncio

 

20 de maio – SÁBADO

08:00h

Abertura das instalações desportivas

Locais de competição

09:00h

Início das Competições

12:00h

Términus da jornada de competição

12:00h/14:00h

Almoço

(ver Programa de cada Modalidade)

14:00h

Reinício das Competições

Locais de competição

17:45h

Términus da jornada de competição

18:30h

Partida para o “Rock in DE”

18:45h

“Rock in DE”

Parque da Lionesa - Leça do Balio

22:30h

Regresso aos locais de alojamento

 

23:00h

Silêncio

 

21 de maio – DOMINGO

08:00h

Abertura das instalações desportivas

Locais de competição

09:00h

Início das Competições

12:00h

Términus da Competição

12:30h

Entrega de Prémios

13:00h

Almoço Final 1

ES Gondomar – ES Maia – ES Augusto Gomes – Matosinhos

14:00h

Partida para local de concentração

 

14:30h

Cerimónia Protocolar “Passagem da Bandeira”

Pala de Multiusos de Gondomar

15:30h

Viagem de regresso

 

1Local de acordo com o Pólo de Competição da respetiva modalidade

 

4- PROJETOS COMPLEMENTARES (Basquetebol 3x3 e Tag Rugby)
Dia 18 de maio
TRANSPORTES
O transporte das escolas participantes, na Fase Final do Projeto Complementar de Basquetebol 3x3 nas Escolas e no Encontro Nacional do Projeto Complementar de Tag Rugby nas Escolas, é da responsabilidade das respetivas Federações, em articulação com as escolas e Coordenações Locais de Desporto Escolar.

ACREDITAÇÃO
A acreditação das escolas participantes no Basquetebol 3x3 e no Tag Rugby terá lugar no dia 18 das 9:30h às 11:00h, na Pala do Pavilhão Multiusos de Gondomar e no Estádio Municipal de Valbom, respetivamente. No momento da acreditação, para além da documentação a entregar, os professores responsáveis poderão também levantar o material de vestuário e imagem do evento e as senhas para a alimentação.

BASQUETEBOL 3X3
A Fase Final do Projeto de Basquetebol 3x3 nas Escolas, é o culminar de todo um processo que se iniciou em dezembro na fase escola, passando pelas fases CLDE e Regionais.

09:30/11:00h

Acreditação

Pala do Multiusos de Gondomar

11:00h

Início das competições

Parque de Estacionamento Multiusos

12:00h/14h00

Levantamento do “Packed Lunch”

Parque das merendas do Multiusos

15:00h/16:00h

Levantamento do reforço alimentar

Parque das merendas do Multiusos

17:00h

Cerimónia de entrega de Prémios

Parque de Estacionamento Multiusos

TAG RUGBY
O programa de Rugby Escolar e o “Get in To Rugby” fazem parte da estratégia de desenvolvimento e crescimento que a Federação Portuguesa de Rugby estabeleceu com o Desporto Escolar e a World Rugby para conseguir colocar uma bola oval em cada escola portuguesa.

Cada escola terá de se fazer acompanhar de um Kit identificado - os seus coletes e cintos.

09:30/11:00h

Acreditação

Estádio Municipal de Valbom

11:00h

Início das competições

Estádio Municipal de Valbom

12:00h/14h00

Levantamento do “Packed Lunch”

Local de Competição

15:00h/16:00h

Levantamento do reforço alimentar

Estádio Municipal de Valbom

17:00h

Cerimónia de entrega de Prémios

Estádio Municipal de Valbom

 

5- TRANSPORTES – Informação geral
DIAS 19, 20 e 21 de maio
O transporte dos participantes na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Escolares, são da responsabilidade das Direções de Serviços Regionais da Educação em articulação com as Coordenações Locais do Desporto Escolar e escolas.

Após a chegada ao Multiusos de Gondomar, todos os autocarros e respetivos motoristas ficarão à disposição da organização para a execução de serviços, entre os locais de alojamento e competição e para os outros eventos previstos no Programa dos Campeonatos Nacionais.

A organização não fornece alojamento aos motoristas.

A informação relativa ao Plano de Transporte no decorrer das Finais Nacionais do Desporto Escolar poderá ser consultada em: http://bit.ly/2qWI52R

À chegada a Gondomar, o estacionamento dos autocarros será feito por ZONAS ESPECÍFICAS (será pedido aos motoristas para estacionar num determinado lugar, mediante o local de destino).
- Zona Amarela – Autocarros que irão circular em Gondomar;
- Zona Vermelha – Autocarros que irão circular em Matosinhos;
- Zona Verde – Autocarros que irão circular na Maia.

 

6- MODALIDADES
GONDOMAR
6.1 Canoagem

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pista de Melres

ES Gondomar

Almoço - Pista

MASCULINO

ES Gondomar – 21/05

Transportes: Transportes dedicados (autocarro) da Escola Secundária de Gondomar para o local de competição e percurso inverso, assim como, para a noite de convívio - “RockinDE”. Para a Cerimónia de Abertura, a deslocação será a pé – distância 400 metros.

6.2 Boccia

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Sala de Ouro Multiusos de Gondomar

INATEL – Stª Mª Feira

Hotel/Multiusos

MASCULINO

Transportes: Transportes dedicados para todos os momentos do evento. As comitivas que incluem equipas que se deslocam em transporte especial devem dirigir-se diretamente ao local de alojamento a fim de realizar a sua acreditação. As equipas que se deslocam nos autocarros das comitivas, depois da chegada ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, serão transportadas no autocarro da Modalidade para o local de alojamento de modo a efetuarem a sua acreditação.


6.3 Futsal

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Ala de Nun’Álvares
Final Multiusos de Gondomar

ES Gondomar

ES Gondomar

MASCULINO

Dia 19 – EB de Jovim
Dias 20 e 21 Multiusos de Gondomar

Futsal Feminino Transportes: A deslocação do local de alojamento para a competição, Cerimónia de Abertura e inverso, será pedestre – distância 400 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a noite de convívio “RockinDE”.

Futsal Masculino Transportes: No dia 19 de maio (6ª feira) terão transporte dedicado (Autocarro) para o local de competição e inverso, assim como no dia 20 para a noite de convívio “RockinDE”. Para a Cerimónia de Abertura e inverso, será pedestre – distância 400 metros.
No dia 20 e 21 - a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 400 metros.


6.4 Ténis de Mesa

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

EB Júlio Dinis
Gondomar

EB Júlio Dinis

EB Júlio Dinis

MASCULINO

Transportes: a deslocação para a Cerimónia de Abertura e inverso, será pedestre – distância 400 metros. Transporte dedicado (Autocarro) no dia 20 para a noite de convívio “RockinDE”.

MAIA
6.5 Atletismo

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Estádio Municipal Professor José Vieira de Carvalho
Maia

ES Maia

ES Maia

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 100 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura e noite de convívio “RockinDE”.


6.6 Atividades Rítmicas e Expressivas

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Complexo Gímnico da Maia

ES Maia

ES Maia

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 100 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura e noite de convívio “RockinDE”.


6.7 BTT-XCO

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pista de BTT-XCO dos Maiatos

EBS Levante da Maia

EBS Levante da Maia

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 50 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio “RockinDE” e almoço final.


6.8 Desportos Gímnicos

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Complexo Gímnico da Maia

EB Gonçalo Mendes da Maia

EB Gonçalo Mendes da Maia

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 100 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura e noite de convívio “RockinDE”.

6.9 Xadrez

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

EBS Levante da Maia

EBS Levante da Maia

EBS Levante da Maia

MASCULINO

Transportes: Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio “RockinDE” e almoço final.

MATOSINHOS

6.10 Andebol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pav. Mun. Srª Hora

ES Srª da Hora

ES Srª da Hora

MASCULINO

Pav. Mun. Padrão da Légua

EB Srª da Hora

EB Srª da Hora

Transportes Andebol Feminino - a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 50 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio “RockinDE” e almoço final.

Transportes Andebol Masculino - Transportes dedicados (Autocarro) da EB Senhora da Hora para o local de competição e percurso inverso, Cerimónia de Abertura, noite de convívio - “RockinDE” e almoço final.

6.11 Basquetebol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pav. Municipal de Guifões

EB Irmãos Passos

EB Irmãos Passos

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 600 metros. Terão transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio “RockinDE” e almoço final.

 

6.12 Natação

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Piscina Mun. Srª da Hora

ES Srª Hora

ES Srª Hora

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 700 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio “RockinDE” e almoço final.

6.13 Surf

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Praia de Matosinhos, Leça ou Azurara

EB Srª da Hora

Praia – Almoço 20/05
Jantar – EB Srª da Hora

MASCULINO

Transportes: Transportes dedicados (Autocarro) da EB Senhora da Hora para o local de competição e percurso inverso, Cerimónia de Abertura, noite convívio - “RockinDE” e almoço final.

6.14 Voleibol

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Centros de Desportos e Congressos de
Matosinhos

EB Prof. Óscar Lopes

EB Prof. Óscar Lopes

MASCULINO

Transportes: a deslocação do local de alojamento para a competição e inverso, será pedestre – distância 200 metros. Transporte dedicado (Autocarro) para a Cerimónia de Abertura e noite convívio “RockinDE”.


7- INFORMAÇÕES RELEVANTES

7.1 PARTICIPAÇÃO
Os participantes (alunos e professores) nestes campeonatos obrigam-se a aceitar todas as condições (técnicas e logísticas) disponibilizadas pela organização e a acatar as orientações desta, bem como a estarem presentes em todos os momentos do Programa do evento (competição, alimentação, alojamento, transferes, cerimónias protocolares, programa sociocultural), não podendo ausentar-se, temporária ou definitivamente, sem autorização prévia da comissão organizadora.
No decorrer dos Campeonatos Nacionais Escolares, caso seja necessário que um aluno se ausente, por motivos de força maior, o professor responsável por este, deverá informar a organização e o chefe de delegação sobre a ausência solicitada e pedir ao Encarregado de Educação, ou representante legal, a assinatura de um termo de responsabilidade (minuta disponibilizada nas reuniões técnicas). O aluno que se ausente do evento já não poderá voltar e ou regressar às atividades do evento e a integrar a comitiva.
Todos os alunos e professores deverão ser portadores dos respetivos documentos de identificação.
Sobre o transporte coletivo de crianças, chamamos a vossa especial atenção para o disposto na Lei nº 13/2006, de 17 de abril.

7.2 RECOLHA DE IMAGEM

Durante o evento serão recolhidas imagens (fotos e vídeo) e realizadas entrevistas. Os participantes que não autorizem a recolha de imagens ou entrevistas, deverão manifestá-lo por escrito, junto da organização (em minuta adequada para o efeito que se encontra no Site do Desporto Escolar).

7.3 VOLUNTÁRIOS

Os Voluntários estão divididos em 3 categorias:

  • Voluntários de Apoio às modalidades na instalação desportiva (Voleibol, Basquetebol...)
  • Voluntários de Apoio aos Departamentos (Cerimónias, Secretariado...)
  • Voluntários GUIAS

A organização tem ao dispor Voluntários Guias por modalidade. Estes Voluntários estão identificados com uma Placa com o número do autocarro/modalidade, conforme exemplo:


GUIA 32

 

 

Autocarro 32 / Desportos Gímnicos – Norte

Todas estas categorias de voluntários se regem pelas orientações que estão compiladas num “Manual do Voluntário”, que foi elaborado para esta Fase Final Nacional com o intuito de ser uma ferramenta de trabalho que os acompanhe, não só neste evento mas durante todo o seu percurso escolar.

7.4 ACREDITAÇÃO

Só poderão participar no Programa do evento (desportivo e social) os elementos (professores, alunos, voluntários…) acreditados pela organização, devendo, desde o momento da acreditação até ao início da sua viagem de regresso, ser portador do cartão de acreditação sempre bem visível.
A acreditação será realizada de acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 3º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar, na Pala do Multiusos de Gondomar, no horário previsto no Programa Geral.
À chegada, as delegações serão encaminhadas para colocarem as bagagens em local adequado e destinado para o efeito, organizado por modalidades.
No local junto às bagagens, os professores responsáveis por cada modalidade/alunos, serão recebidos pelo seu Guia de modalidade.

7.4.1 ACREDITAÇÃO – Substituições

Quanto à necessidade de substituir alunos (atletas, juízes…), após a data limite das inscrições (12 de maio), essa substituição só será formalizada no momento da acreditação. Nos desportos coletivos a substituição de um atleta só poderá ocorrer quando o aluno/atleta substituto estiver inscrito no Grupo/Equipa até ao dia 15 de março. Nos desportos individuais (no caso dos alunos com apuramento individual), além da premissa anterior, a substituição de um atleta terá que ser validada por escrito pelo Coordenador Regional, até ao dia 18 de maio, às 19h. Qualquer substituição só poderá ser formalizada respeitando o preconizado no dia n.º 2.1 do artigo 1º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar.
Todos os participantes irregularmente inscritos serão impossibilitados de participar na atividade, enquanto elementos da comitiva, e de realizarem a respetiva acreditação.

7.5 ALOJAMENTO – material necessário

Com exceção dos participantes na modalidade de Boccia, todos os restantes serão alojados em escolas, em salas de aula, em regime de acantonamento, pelo que deverão ser portadores de saco-cama, material de higiene pessoal e outros utensílios julgados convenientes.
Para os banhos e higiene pessoal, deverão utilizar, preferencialmente, os balneários dos locais de competição.

7.6 ALIMENTAÇÃO – Regimes Especiais
Todos participantes terão direito às 3 refeições principais, articuladas com os horários e com as características próprias da modalidade, bem como, direito a alguns reforços alimentares considerados importantes pela comissão organizadora. No caso de necessidade de dietas especiais, deverão manifestar essa mesma necessidade até ao dia 16 de maio, para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. identificando o nome do participante, modalidade, género, tipo de dieta, restrições ou intolerâncias alimentares.


7.7 INSCRIÇÕES
a) Modalidades Coletivas
1. Cada escola apurada procederá à inscrição da sua equipa, indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas através da http://area.dge.mec.pt/cdeescolas (com o Código GEPE e a Password da respetiva Escola). No final da introdução dos dados, estes poderão ser exportados;
2. A CLDE verificará a conformidade dos dados, através da http://area.dge.mec.pt/cdecldes (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE) e poderá exportar todos os dados;
3. A CRDE solicitará à CLDE a inscrição dos árbitros/juízes da DSR. Após os inscrição de todos os participantes, deve validar os dados através da http://area.dge.mec.pt/cdedsrs (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), concluindo o processo e informando a DDE/DGE pelo meio mais expedito.

b) Modalidades Individuais
1. A CLDE deverá proceder à inscrição dos participantes nas modalidades individuais, através da http://area.dge.mec.pt/cdecldes (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas. No final da introdução dos dados, poderá concluir o processo exportando os mesmos;
2. A CRDE deverá proceder à inscrição dos árbitros/juízes da DSR através da http://area.dge.mec.pt/cdedsrs (com o Username e Password fornecidos pela DDE/DGE), indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas, e exportando os dados. Para conclusão do processo, deve informar a DDE/DGE pelo meio mais expedito.

  • As inscrições na Natação serão realizadas através da plataforma dos quadros competitivos.
  • A inscrição dos alunos de Boccia será realizada em ficha própria, anexa ao programa da modalidade, mediante o seguinte procedimento:
  • A CLDE preencherá todos os dados requeridos em cada ficha de inscrição e enviará à respetiva CRDE;
  • A CRDE validará a conformidade dos dados, concluindo o processo com a informação do preenchimento do formulário à DDE/DGE, através do seguinte correio electrónico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todas as inscrições deverão ser submetidas e validadas impreterivelmente até às 23.59h, de 12 de maio.


7.8 DESPORTO ESCOLAR SOLIDÁRIO

O Desporto Escolar é muito mais que competição. Proporciona a todos os participantes uma
convivência saudável e espírito de grupo. Tem como missão a promoção de valores e princípios
associados a uma cidadania ativa.
Este ano começamos a desenvolver esta iniciativa e pretendemos, dar mais um passo neste caminho.
Vamos ajudar uma Instituição de Solidariedade Social de cada cidade anfitriã - Gondomar, Maia e Matosinhos, através da entrega de bens de primeira necessidade (arroz, massas, enlatados, bolachas…).

O sucesso deste momento está dependente de todos nós.

Assim, apela-se a todos os participantes (alunos, professores e organização) que tragam um ou mais
alimentos (voltamos a referir: arroz, massas, enlatados, bolachas, leite,…, outros) e entreguem ao
professor responsável pela comitiva.
Este, durante a acreditação, depositará os alimentos recolhidos no local assinalado como “Desporto
Escolar Solidário”.
Na Cerimónia de Abertura, iremos ter um momento em que divulgaremos, na presença dos Diretores das Instituições, a quantidade de alimentos recolhidos.
Vamos fazer desta iniciativa um enorme sucesso!

Contamos com os vossos contributos!

 

7.9 AVALIAÇÃO E CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A ficha de avaliação é de preenchimento e submissão obrigatória para todos os Professores. No entanto, é nosso desejo alargar esta possibilidade a todos os participantes nos Campeonatos Nacionais Escolares. Deste modo, todos os elementos acreditados, sejam alunos, juízes, voluntários ou organização, estão convidados a preencher o respectivo formulário.
Para o efeito, será disponibilizado um código de acesso que está impresso na credencial de cada participante e que será a palavra-chave (Login) de acesso ao formulário.
No dia 21 de maio, após as 12:00h, poderão aceder a:
http://bit.ly/cn2017_avaliacao
Para preenchimento da ficha de avaliação poderá ser utilizada qualquer plataforma fixa ou móvel (tablet, smartphone,…). Será obrigatório e condição para a entrega dos certificados de presença, a submissão do formulário por parte dos professores.
No dia 21 de maio, aquando da chegada à pala do Multiusos de Gondomar, os professores dirigir-se-ão aos elementos do Secretariado-Geral para levantar os certificados e/ou formalizar o preenchimento/submissão da ficha de avaliação.
Para uma maior rapidez e agilização do levantamento dos certificados é de todo o interesse que o preenchimento/submissão da ficha se concretize antes da chegada ao Multiusos de Gondomar.
Os professores têm o direito e o dever, de avaliar o evento e a sua organização, pelo que não poderão iniciar a viagem de retorno sem concluir esta tarefa.
A opinião dos participantes constitui um forte contributo para que se possam alterar procedimentos e no futuro apresentar organizações que correspondam melhor às vossas expectativas de todos.

7.10 CASOS OMISSOS

Os casos omissos, não considerados neste documento e nos documentos orientadores de cada modalidade, serão analisados pela organização com base no Regulamento Geral de Provas 2013/2017 e no Regulamento Específico de cada modalidade.
A Organização decidirá em conformidade e da sua decisão não cabe recurso.

 

REFLEXÃO FINAL

O que é um herói?
Segundo o dicionário da língua portuguesa um herói é “um indivíduo que se destaca
por um ato de extraordinária coragem, valentia, força de carácter
ou outra qualidade considerada notável”.
Contos de fadas à parte, por outras palavras, um herói é um atleta.
E no nosso mundo, é no desporto que se criam os heróis:
porque o desporto faz-nos crescer,
torna-nos fortes,
tão corajosos
e tão honestos.
Porque nos faz avançar sempre mais,
todos os dias,
contra todas as adversidades,
bocadinho a bocadinho,
de desafio em desafio.
Porque nos preenche em respeito pelo próximo e em espírito nobre.
Porque nos mostra o que temos de melhor no pódio,
no campo,
no jogo
ou no simples apoio amigo ao nosso companheiro atleta.
Aliás, ao nosso companheiro herói!

 

O Documento Orientador dos Nacionais 2017 para descarregar no formato PDF.

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