aqua

Concurso de Vídeo – Algarve

Se és aluno do ensino secundário no Algarve, este concurso é para ti!!

 

No âmbito do Projeto Europeu AQUASPACE (http://www.aquaspace-h2020.eu/) financiado pela União Europeia através do programa H2020, está aberto o prazo de apresentação de candidaturas ao Concurso de Vídeo “Da aquicultura para o meu prato”, concurso este ao qual podem concorrer os alunos que frequentam o ensino secundário nas Escolas/Agrupamentos de Escolas da região do Algarve.

Para além de Portugal o AQUASPACE promove o concurso de vídeo em diversos países europeus incluindo Espanha, França, Grécia (Creta), Hungria, Itália, Irlanda, Noruega e Reino Unido.

Barco a trabalhar em mar aberto, aquicultura de ostras (foto: Bruno Fragoso)

Barco a trabalhar em mar aberto, aquicultura de ostras (foto: Bruno Fragoso)

Em Portugal o concurso é promovido pela empresa Sagremarisco Lda (http://ocportugal.org/content/sagremarisco-viveiros-de-marisco-lda-sgm), entidade parceira no projeto AQUASPACE, em colaboração com o Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (CIMA-UALG) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares através da sua Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE-DSRAL).

O período de candidaturas decorre entre 18 de setembro e 29 de outubro de 2017, sendo os resultados anunciados a partir de 15 de novembro, através das redes sociais Facebook AQUASPACE (@aquaspace) e do Twitter (@AquaSpaceH2020). O regulamento de participação poderá ser consultado em http://www.aquaspace-h2020.eu/?page_id=13201

O concurso tem como objetivos i) dar a conhecer e melhorar a perceção que os jovens têm sobre à indústria da Aquicultura, ii) despertar a curiosidade e o interesse sobre a origem dos produtos e os métodos de produção em aquicultura, iii) fomentar a aprendizagem sobre um dos setores económicos mais dinâmicos da atualidade.

A aquicultura tem sido identificada como um setor prioritário a ser desenvolvido em Portugal e embora tenha sido alvo de significativos investimentos a produção em aquicultura não tem crescido como seria expectável.

Aquicultura de bivalves na Ria Formosa (foto: Bruno Fragoso)

Aquicultura de bivalves na Ria Formosa (foto: Bruno Fragoso)

Os principais objetivos do projeto AQUASPACE são identificar constrangimentos no desenvolvimento da aquicultura e identificar novas áreas adequadas para desenvolvimento da atividade através do uso de ferramentas desenvolvidas para o efeito, tendo em conta os três pilares da Abordagem Ecossistémica para a Aquicultura, que são a Sustentabilidade Ecológica, a Equidade Social, e a Harmonização dos Usos Múltiplos.

 

EmailLinkedInFacebookGoogle+Twitter